logo

Menos estresse. Mais produtividade

Médicos e psicólogos do trabalho dizem que, caso nada seja feito, o estresse vai ser a doença mais frequente no meio corporativo em 2030.

Estamos ainda em 2017, mas o número de absenteísmo (ausência no trabalho) ou o presenteísmo (pouca produtividade) devido ao estresse já cria uma sensação de alerta aos empresários. Afinal, isso afeta diretamente o clima organizacional e financeiro das empresas.

A boa notícia é que com ajuda da arquitetura isso pode ser facilmente revertido. Quer saber como? Então fique com a gente!

Composição dos espaços

_MG_2395

Ambientes corporativos devem ser mais do que simples mesas e cadeiras. É preciso criar locais dentro da empresa que estimule os funcionários a trocarem experiências, conversarem com colaboradores de outras áreas e relaxarem.

Isso não quer dizer que a empresa precisa adotar uma decoração igual à do Google. Não é nada disso! Esse tipo de ambiente que propomos deve quebrar um pouco da tradicional forma corporativa de decorar, mas precisa, antes de tudo, estar coerente com a realidade da empresa.

Pensando dessa forma, um pequeno estar – com cadeiras confortáveis e uma mesa de centro – já pode exercer esse papel de verdadeiro oásis relaxante dentro da empresa estimulando a criatividade e o bem-estar entre os funcionários.

Cores

Cada cor atinge uma região específica do cérebro que nos faz reagir de uma determinada forma. Dentre todas as cores, existe uma que afeta a amígdala cerebral – a região mais primitiva do nosso cérebro – proporcionando ansiedade e, por isso, deve ser evita ao máximo em espaço corporativo. Esse tom é o vermelho! É claro que essa cor pode ser usada em adornos ou outros pequenos elementos decorativos, mas não é recomendada em grandes dimensões por proporcionar esse desconforto aos usuários do local.

Organização

_MG_9439

De todos os nossos sentidos, a visão é a que envia mensagens mais rápidas ao nosso cérebro. Sendo assim, se o espaço de trabalho está desorganizado isso cria uma sensação imediata de desconforto mental, o que impacta na produtividade e, consequentemente, deixa a pessoa e os seus colegas de trabalho mais ansiosos. Criar áreas de armazenamento que ajudam a esconder a bagunça impede de levar a informação visual de desordem para o cérebro garantindo o bem-estar.

Elemento natural

P_L_561-045-E copy

Revestimentos naturais (como pedras, madeiras), iluminação natural e plantas tem, segundo pesquisas, um poder incrível de aumentar em 6% a produtividade e 15% o conforto e a criatividade, por isso esse tipo de elemento deve
ser sempre especificado nos escritórios garantindo mais humanização nos projetos e bem-estar entre os funcionários.

E você? Deseja também aumentar sua produtividade e de seus funcionários no escritório? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *