logo

DEIXE A LUZ ENTRAR

É sempre muito interessante usar e abusar dos recursos que a natureza proporciona. Isso porque, além de serem gratuitos, são também elementos singulares.

No que diz respeito a iluminação natural, ela é a única que reproduz com eficiência a cor real dos objetos e, até por isso, é a referência constante para as indústrias de luz artificial que – apesar de todos os esforços – não conseguem reproduzir de maneira tão fiel o que a natureza proporciona.

Como a luz é capaz de mudar a cor dos objetos e pessoas, a definição, a texturas, etc, os benefícios da luz natural para uma casa, além da questão energética, é a percepção do mundo realmente como ele realmente é. Como estamos cada vez mais imersos no mundo online, a busca do que é real é cada vez mais procurado pelo homem moderno e a valorização da luz natural nos espaços é um reflexo dessa demanda.

COMO A LUZ INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DO ESPAÇO?

_DSC5343

Ao saber aproveitar a luz natural nos ambientes, os espaços podem se tornar mais leve (tendo a luz como destaque) ou difusa quando o ambiente é projetado para aproveitar melhor a luz natural a partir do começo da noite, por exemplo. Tudo vai depender do uso do espaço, do projeto de decoração e das demandas dos clientes. O que devemos levar em consideração é que, por meio da luz natural, é possível proporcionar sentimentos diversos como: fascínio, deslumbramento, bem-estar. Portanto, é um recurso que ultrapassa os aspectos funcionais dando condições a nós, arquitetos, de transcendermos a técnica para alcançar a emoção.

COMO APROVEITAR MELHOR A LUZ NATURAL?

_MG_5474swa

Qualquer luz, seja ela produzida pelo sol ou artificialmente, pode gerar impactos negativos nos tecidos criando desgaste, desbotamento, etc. Portanto, luz é sempre muito bem-vinda, mas é preciso regulá-la. Na arquitetura temos diversas maneiras de fazer isso seja por meio de cortinas, persianas, brises, marquises, beiral.

COMO EQUILIBRAR LUZ NATURAL E ARTIFICIAL?

_DSC7052aqaq

O importante é entender qual é o objetivo do espaço. Quais usos serão dados para aquele ambiente. Muitos clientes chegam atualmente em nosso escritório solicitando ambientes muito claros e sempre questionamos: claro para quê? Para maquiar, cozinhar, curtir os amigos. Isso porque, para cada tipo de atividade exercida no local, é necessário um tipo de iluminação. Antigamente, as casas tinham apenas um plafon central que fazia a iluminação do espaço e era reproduzida, exatamente da mesma forma, para todos os ambientes da residência. Com o avanço nos estudos luminotécnicos e da influência emocional e psicológica da luz nos espaços, isso evoluiu fazendo com que para cada uso do ambiente determine qual iluminação seja mais adequada.

COMO LEVAR MAIS LUZ NATURAL PARA DENTRO DE CASA?

_DSC5564aqawd

Um bom projeto é aquele que pensa na luz natural. Aumentar vão de janelas e portas, fazer aberturas com vidros, construir casas com fachada ao norte que recebe mais sol, integrar os espaços (a integração dos ambientes garante que a entrada de luz, antes feita por meio da abertura de janelas e portas de um único ambiente, possa se unir a de outros garantindo mais luz natural no local) são alguns recursos que podemos ser utilizados para garantir mais luz natural aos espaços.

Se, mesmo esgotado todos os recursos arquitetônicos, a luz natural não for suficiente ou, caso seja um prédio, e não se pode mudar a estrutura de portas e janelas. As placas de LED são a maneira mais eficiente de conseguir iluminar os espaços de maneira eficiente.

LUZ NATURAL FAVORECE O CULTIVO DE PLANTAS EM CASA?

_DSC7737q2qaq

De uma maneira geral, a luz natural permite com que as plantas se desenvolvam melhor do que se tivesse num ambiente que tenha somente luz artificial. Mas tudo depende da espécie utilizada. Existe aquelas que necessitam de mais luz, menos luz, mais ventilação, menos ventilação. Cada espécie demanda uma quantidade específica de luz.

Gostou das dicas? Gostaria de levar mais luz natural para sua morada? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo nessa tarefa.


 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *